sexta-feira, 20 de julho de 2018

RECOMENDAÇÕES PARA E-MAIL´S PROFISSIONAIS



Hoje em dia, a maioria da comunicação a nível profissional é realizada por e-mail. O e-mail, na verdade, serve muitos objetivos, nomeadamente informar, solicitar, enviar documentos, lembrar, dar seguimento a algo, etc. 
Substitui muitas vezes um telefonema, reduzindo custos operacionais.

Importante:
Endereço de e-mail: o endereço de e-mail que vamos utilizar para enviar e-mails deve ser sério e fácil de memorizar (para ser fácil e rápido de introduzir na caixa do destinatário). Portanto, nada de usar endereços como, por exemplo, elis.grossi1006@gmail.com .

O endereço deve representar o nome que queremos usar profissionalmente. No meu caso, o meu endereço de e-mail secretariaremota@talentservice.com.br , porque eu quero ser conhecida profissionalmente.

Tipo de Letra: usar um tipo de letra simples e legível. Totalmente desaconselhável usar tipos de letra com aparência cômica ou infantil como o Comic Sans!
Estrutura e Registo: o e-mail é formado pela linha assunto, espaço da mensagem e anexo. No espaço da mensagem, temos a saudação, o corpo da mensagem, a despedida e a assinatura. Na saudação e despedida, devemos utilizar o registo mais apropriado. Nos e-mails profissionais, deve-se dar preferência a um tom mais próximo do formal.
Antes de enviar, verificar se o e-mail não tem erros ortográficos e gramaticais, se não falta juntar nenhum anexo e se não ficou nada por dizer.
Assunto: A linha do assunto “Não deve” deve ficar por preencher. Deve comunicar, de forma clara, breve e direta o assunto e objetivo do e-mail, motivando, ao mesmo tempo, o leitor para a sua abertura. 

Saudação: A saudação é a linha de texto que precede o corpo da mensagem do e-mail. Esta deve respeitar o correto registo de (in) formalidade e o grau de familiaridade que se tem com o nosso interlocutor. O quadro seguinte tenta resumir como as pessoas se tratam num contexto profissional, não sendo tal linear e simples e, regra geral, seguir o costume ou hábito.

Corpo da mensagem: 
Deve estar bem estruturado (com princípio, meio e fim) e dividido em parágrafos breves (não muito longos para serem de leitura rápida) e claramente distinguidos uns dos outros (por exemplo, com subtítulos destacados a negrito, linhas em branco ou marcas, numeradas ou não).



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